III. METODOLOGIA
Metodologia

À semelhança do projeto Gentour I, também o projeto Gentour II assenta em padrões de pesquisa sólidos e no rigor metodológico, contando com a colaboração com uma equipa de especialistas multidisciplinar. Foi criada, nomeadamente, uma plataforma de conhecimento ampliada que abrange entidades governamentais, a entidade nacional de turismo, associações empresariais e 4 centros de investigação, a saber:

      » Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, da Universidade de Aveiro;
      » Centro de Estudos Anglísticos, da Universidade de Lisboa;
      » Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico, da Universidade dos Açores;
      » Centro de Investigação em Ciências Sociais, da Universidade do Minho.

O projeto reúne, ainda, conceituados investigadores/consultores de renome em Portugal, Inglaterra, Austrália, Brasil e Suécia, alguns deles já envolvidos no projeto anterior.

Sendo o turismo um setor diversificado, o estudo empírico será estratificado nas sete regiões portuguesas (NUTs II Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, bem como Madeira e Açores), o que explica o envolvimento das universidades e institutos politécnicos participantes, que abrangem todo o território do país. O estudo será estendido ao Brasil, o que possibilitará a realização de uma análise comparativa entre países.

Serão usadas fontes secundárias (dados estatísticos, projetos anteriores), mas a maioria dos dados advirá de um vasto trabalho de campo junto de empresas e organizações de turismo em Portugal. Recorrendo a abordagens complementares – quantitativas e qualitativas –, serão ainda recolhidos dados primários através de três instrumentos diferenciados: inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e workshops regionais.

Numa primeira fase será aplicado um questionário online aplicado a empresas e organizações, públicas e privadas, do setor do turismo, dirigido especificamente aos indivíduos que ocupam posições de chefia e de decisão (ex. CEOs, diretores, responsáveis de departamentos). Após uma compilação de várias bases de dados (ex. INE, Registo Nacional de Turismo, Observatório das Atividades Culturais) para identificação do universo de empresas cujas atividades estão diretamente relacionadas com o setor do turismo, foi aplicado um processo de amostragem aleatória estratificada por região (NUT II) e por subsetor de atividade (de acordo com os 7 eixos da Conta Satélite do Turismo). No sentido de aprofundar e contextualizar as respostas obtidas através do questionário, facilitando o processo de interpretação dos dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas a várias empresas. Espera-se com estas entrevistas recolher informações pertinentes sobre as políticas de promoção igualdade existentes e sobre a performance das empresas/organizações ao nível dos processos de inovação, internacionalização e de redes.

Em simultâneo, serão organizadas sete workshops regionais, um em cada NUT II (incluindo Madeira e Açores), que assumem um formato de sessões de brainstorming com key-stakeholders do setor (ex. empresários dos 7 eixos da CST, entidades regionais de turismo, agências de promoção turística, associações empresariais) que têm como objetivos recolher informações pertinentes sobre as especificidades regionais do emprego no setor do turismo e compreender as diferentes dimensões que as questões de género assumem de acordo com a estrutura da indústria do turismo em cada região.

Paralelamente têm vindo a ser promovidas várias iniciativas, entre as quais se incluem seminários e conferências internacionais, através das quais se procura proporcionar uma reflexão alargada sobre as estratégias que têm vindo a ser utlizadas para impulsionar a igualdade de género nas empresas e organizações do setor do turismo, bem como o empreendedorismo das mulheres, fornecendo-se algumas pistas sobre como promover o acesso mais equitativo a cargos de gestão e decisão, o crescimento e competitividade das empresas e a valorização do papel das mulheres na sociedade. Terá lugar, em maio de 2014, na Universidade de Aveiro, a 2ª edição da Conferência Internacional Gentour, dedicada à partilha de conhecimento no âmbito da promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no setor do turismo.


Projeto
Iniciativas
Produção Científica
Imprensa
Ligações Úteis
  Home Galeria Contactos Inglês Mapa Site
      parceiro     parceiro     parceiro     parceiro     financiamento     co-financiamento Facebook Twitter  W3C CSS válido!
idtour